A violência tem avançado assustadoramente nos municípios da Baixada Maranhense. Após um massacre na cidade de Viana, onde quatro jovens foram mortos, a polícia registrou mais casos nas últimas 24 horas em São Vicente Ferrer, Peri-Mirim, Viana, Vitória do Mearim e outras cidades da região. Em São Vicente Ferrer MA, um homem identificado como Ivanildo Penha Pinto, de 53 anos, foi morto após ter sua casa invadida por um criminoso. O caso foi registrado por volta das 22 horas desta quinta-feira (21/11), no bairro Rita de Cássia. A vítima, segundo a polícia, tinha diversas passagens pela delegacia.
Segundo relatos, o criminoso chegou à casa Ivanildo, pediu água e, quando a companheira deixou o local, efetuou dois disparos de arma de fogo contra a cabeça dele. Ainda segundo a companheira da vítima, vítima e autor ficaram conversando quando ela saiu, o autor estava em uma moto tipo CG 160 azul e fugiu sentido ao posto de combustível localizado na MA-014. Também nesta quinta, uma mulher de 37 anos, identificada como Ana Lopes, foi baleada pelo ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento. O caso aconteceu no povoado São Benedito, zona rural de Vitória do Mearim.
A polícia contou que o suspeito invadiu a residência da vítima, efetuando um disparo de arma de fogo e atingindo o lado esquerdo do peito da ex-esposa. Ana foi levada ao Hospital Municipal e de lá transferida para São Luis, em estado grave. A polícia procura o acusado, mas até o momento ele não foi preso. Membros de uma facção criminosa que atua na Baixada Maranhense filmaram a execução de um homem na zona rural de Peri Mirim. Em um vídeo espalhado nas redes sociais, os criminosos aparecem disparando diversos tiros contra a vítima, que estava ao lado de uma moto.
O caso aconteceu desde o dia 19 deste mês, mas só agora o vídeo foi espalhado na cidade. A vítima foi identificada como Nélio José Castro. O crime foi registrado no povoado Igarapé -Açu, zona rural de Peri Mirim. Também ontem, um jovem de 28 anos, identificado como Danilo Costa Castro, foi alvo de tentativa de homicídio. O caso foi registrado por volta das 20 horas, na Vila Correia, na MA-014, em Viana. A polícia informou que a vítima sentado em frente a residência da sua esposa e que dois indivíduos em uma motocicleta de cor e marca não informados, chegaram efetuando vários disparos contra ele.
Em seguida, Danilo se evadiu para uma mata próximo ao local, só aparecendo após a chegada da viatura. Logo constatou-se que ele havia sido atingido com um disparo na região do supercílio. Posteriormente ele se deslocou para o hospital a fim de tratar o ferimento. A guarnição apurou todos os fatos e logo após fez rondas e incursões nas medições do local da ocorrência, mas ninguém foi preso.