Blog Adriano Amorim - Notícias de Raposa e Região

Documentário produzido em 1971 mostra Raposa quando ainda era uma aldeia de pescadores de 1.500 habitantes

O Documentário “Raposa, Colônia de Pescadores”, foi Produzido pela Futura Filmes; Montagem e apresentação: Walter Ono; Narração: Geraldo Vieira; Técnico de Som: Romeu Quinto; Músicas: Belchior e Cyrino; Roteiro, Fotografia e Direção: Mario Kuperman.

Uma verdadeira relíquia de valor inestimável foi recentemente tornado público por meio do canal do saudoso sociólogo, escritor e cineasta paulista Mario Kuperman. O tesouro audiovisual é um Documentário de quase 13 minutos de duração que conta um pedaço extremamente importante da história do município de Raposa, quando ainda era um Vilarejo de Pescadores quase que em sua totalidade de cearenses.

O filme produzido em 1971 adquiriu um interesse sociológico e mostra a forma de vida primitiva dos pescadores, cuja aldeia, até há poucos anos antes, permanecia isolada do resto do País. A atividade principal era a pesca e, particularmente, a captura de peixes em “currais”, armadilhas de arame preparadas na aldeia e fixadas no fundo do mar.
Antes da abertura da estrada até a Raposa [hoje MA 203], a atividade pesqueira era integralmente voltada para a subsistência. Agora os mercados tornaram-se acessíveis, e o produto da pesca poderia ser comercializado. O documentário mostra em detalhes a vida da aldeia e o dia-a-dia dos moradores, que na época, totalizaram apenas algo em torno de 1.500 pessoas.
O Documentário intitulado, “Raposa, Colônia de Pescadores”, foi Produzido pela Futura Filmes; Montagem e apresentação: Walter Ono; Narração: Geraldo Vieira; Técnico de Som: Romeu Quinto; Músicas: Belchior e Cyrino; Roteiro, Fotografia e Direção: Mario Kuperman.

Categoria: Uncategorized

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *